Mesmo para quem não tem e-commerce, o planejamento do site é fundamental para turbinar as vendas
“Eu não tenho um e-commerce, não preciso ler este texto”. Se foi isso o que você pensou quando leu o título acima, não vá embora ainda. Este texto é exatamente para você! Isto porque o planejamento estratégico de um site, com foco no aumento de vendas, não deve ser exclusivo das empresas de e-commerce. E este é o assunto deste conteúdo.
A verdade é que todos os negócios, seja voltado a produtos ou a serviços, podem se beneficiar de uma estratégia bem-estruturada para criar um site vendedor. “Mesmo que você não venda diretamente pelo site, ele deve funcionar como um funil para que o cliente correto chegue até você”, explica Cristiane Matos, sócia da Pixel Desenvolvimento.
O que ela quer dizer é que, para turbinar as vendas, o site desempenha uma função fundamental. Ele melhora a qualidade dos leads, pois pode servir como um espaço para tirar as dúvidas dos futuros clientes, que já chegarão ao fundo do funil de vendas com mais informações sobre aquilo que desejam adquirir.
Site vendedor
É como se o site fizesse o papel de um vendedor que tira dúvidas e leva o cliente para mais perto da venda. Com a vantagem de que o site faz isso sem precisar da mão de obra humana. Ou seja, você, empreendedor, gasta menos tempo explicando para seu cliente os detalhes do que ele quer e precisa.
“Para vender serviços, o site precisa trabalhar como um assistente de vendas, que filtra as primeiras dúvidas do cliente”, detalha Cristiane. “Um site vendável é aquele que explica e preparar o cliente para que, quando ele falar com você, já saiba o que quer comprar”.
O primeiro passo para que um site cumpra este papel é que ele se comunique efetivamente com o visitante. Em outras palavras, é preciso abrir espaço para dúvidas. E, aqui, a melhor estratégia é escolher os canais de comunicação que o cliente terá á disposição, caso tenha alguma pergunta a fazer. Confira a seguir quais são as principais opções:
– FAQ (Respostas a Questões Frequentes)
– Formulários
– Botão de WhatsApp
– Botão de Redes Sociais
– Chat Online
Estratégia de vendas em site
Para escolher quais são as melhores formas, cada empreendedor precisa compreender o que faz mais sentido para seu negócio. Lembrando que, se o espaço foi aberto para tirar dúvidas, elas devem ser respondidas em tempo hábil. Ou seja: não dá para disponibilizar um formulário e não responder o cliente. A comunicação pressupõe que tanto a empresa quanto o cliente interessado possam trocar informações.
Outro aspecto essencial diz respeito ao “discurso”, às informações que o site traz. “Nada adiantar ter um vendedor se o que ele diz não está de acordo com o que a empresa deseja. Da mesma forma, não adiante esperar que o site seja vendedor se ele não reflete aquilo a que sua empresa se propõe”, destaca Cristiane.
Assim, preços desatualizados, produtos e serviços fora de linha são apenas a ponta do iceberg. Tudo precisa ser harmônico, desde a proposta de valor da empresa até a maneira como ela conduz seu futuro cliente dentro de seu site. “Se você se propõe a trabalhar com agilidade, é preciso responder os formulários com agilidade”, detalha ela.
É preciso também pensar estrategicamente onde cada botão deve ser colocado, para que a experiência do usuário seja a melhor possível. Por isso, é fundamental contar com um especialista. “Seu site faz parte de sua força de vendas. Ele é o seu grande vendedor”, finaliza Cristiane.