Economia, manutenção periódica e atualização constante são alguns dos benefícios
Você aluga casa para passar férias. Você aluga carros para se locomover. Você aluga roupas para festas. Assina clube de vinhos e de livros, streamings para ver filmes e até pacotes de serviços e produtos para que nada falte ao seu pet. Então, por que você ainda não assinou um contrato de aluguel para o site da sua empresa?
Que alugar é mais barato que comprar, todo mundo sabe. Mas, ao contrário do que acontece quando você aluga uma casa e não sabe se o proprietário vai querer renovar o contrato, o aluguel de sites é uma opção que depende de você. Em outras palavras, se você quiser, pode adquirir seu site alugado a qualquer momento. Além disso, um site alugado tem a manutenção garantida, ao contrário do modelo tradicional.
“É uma opção excelente para empresas que estão começando ou para empresas que precisam renovar seu site, já que o valor do pacote de aluguel também inclui o desenvolvimento do site”, explica Cristiane Matos, sócia da Pixel Desenvolvimento.
Alugar ou comprar um site?
“Alugar um site é como um serviço de assinatura de Netflix”, afirma Cristiane. As facilidades são muitas, a começar pela cobrança. O valor é recorrente e fixo e inclui desenvolvimento do site, hospedagem, e-mail, manutenção e suporte técnico. Além disso, o site alugado também se adapta ao formato mobile e é 100% personalizado: feito exclusivamente a partir das necessidades da sua empresa.
Quem contrata o site de aluguel também tem direito a inserir textos e imagens para atualizar o conteúdo, com banners, textos de blog e outros. Assim, é possível criar estratégias diversas para vender mais e se comunicar melhor com os clientes.
Em outras palavras, o aluguel de sites oferece tudo o que uma empresa precisa para manter seu site funcionando e atraindo novos clientes.
Outra vantagem é que o modelo de aluguel, ao contrário do modelo tradicional, não tem taxa de implantação (a chamada taxa de Start/inicial/setup) e a taxa de manutenção já está inclusa – no modelo tradicional, ela tem de ser paga mensalmente à parte.
Vantagens de alugar um site
Alugar um site é uma maneira de mantê-lo sempre atualizado. Ou seja, quando uma nova tecnologia é implantada, seu site passa a contar com ela, sem que você tenha de saber como inserir plugins ou programar.
Além disso, é um formato que não exige investimento inicial – uma facilidade especialmente importante para empresas que estão começando e que já têm muitos investimentos a fazer.
O contrato não tem tempo mínimo de fidelização. Você pode adquirir seu site e mudar o plano quando quiser. Além disso, é possível realizar o pagamento de maneira recorrente diretamente no cartão de crédito – o que simplifica os processos e ajuda os pequenos empreendedores a ganharem mais tempo.
“Este é um modelo muito bom para empresas que estão iniciando. Afinal, ao longo do primeiro ano de uma empresa, é natural seu site sofrer muitas alterações para poder se adaptar ao formato do novo negócio”, diz Cristiane. E completa: “também é ideal para empresas que vão contratar uma agência de marketing que fará o trabalho de divulgar o negócio na internet”.
O aluguel de sites também beneficia empresas que querem usar seu site com finalidade comercial, para além do institucional. Nestes casos, é fundamental manter o portfolio sempre atualizado e colocar conteúdos novos no blog periodicamente.
O modelo de aluguel de sites é uma forma de terceirizar parte do departamento de marketing – pois a empresa não precisará manter um colaborador dedicado a fazer essa atualização. Isso reduz custos e faz com que esta solução seja perfeita para empresas de porte menor que querem se apresentar bem ao mercado.
“Também recomendamos o aluguel de sites para empresas que já sofreram muitos problemas com sites fora do ar ou hakeado e querem ter tranquilidade a partir de agora”, finaliza Cristiane.