Informações sobre a empresa ajudam a criar um site mais assertivo e com melhor conversão
Quando chega aqui na Pixel a solicitação da elaboração de um site, tanto nós da equipe quanto o cliente sentimos que algo novo está nascendo. Mas se engana quem pensa que esse é o primeiro passo de uma estratégia de marketing.
Muitas empresas de desenvolvimento de site só solicitam o conteúdo dos sites depois de ter o layout aprovado pelo cliente. Mas, aqui na Pixel, nós acreditamos que o melhor é que o conteúdo exista antes mesmo do projeto do site. E sabe por quê?
Porque quando desenvolvemos um site aqui na Pixel, não apenas usamos um template pronto. Nós fazemos o mapeamento e a estruturação do site a partir do conceito que cada cliente quer apresentar para o público. Afinal, entendemos que cada marca sabe melhor que ninguém o que é importante dizer ao cliente final, para levá-lo a comprar seu produto ou serviço. E a melhor forma de fazer isso é por meio de um texto.
É a partir dos conteúdos que nossa equipe trabalha a arquitetura do site e a experiência do usuário, definindo os menus e as áreas dentro do site. É a partir dos conteúdos que recebem dos nossos clientes que nossos especialistas definem qual a melhor maneira de contar essa história do ponto de vista visual. O foco deve ser no produto, na reputação ou no diferencial? Não existe resposta certa, existe a melhor resposta para cada marca. E só conseguimos chegar a essa resposta se tivermos um conteúdo já definido.
Mas, afinal, o que esse conteúdo deve conter?
Algumas informações são bastante importantes e a relevância delas vai nortear o trabalho de arquitetura do site. Para elaborar esse conteúdo, você não precisa se preocupar com fotos ou imagens, mas com aquilo que deseja que seu cliente saiba sobre sua empresa, o que é importante e o que é um fator decisor para a compra. Veja, abaixo, alguns aspectos que podem ser importantes:
- História da empresa
- Descrição de produtos/serviços
- Público-alvo (quem é seu consumidor)
- Cases de sucesso
- Benefícios e diferenciais
- Soluções e entregáveis.
Storytelling
Para além do conteúdo informativo, o storytelling – a maneira como se conta essa história – ajuda a definir a experiência do usuário, superando a expectativa de quem acessa o site, encantando o cliente. Não adianta apenas “preencher de texto” um layout depois de pronto. Uma navegação orgânica, que conduza o usuário para a melhor experiência possível só pode ser bem-feita a partir de um bom conteúdo. Para levar o usuário ao caminho ideal para ele, é fundamental ter um conteúdo bem-feito.
Não precisamos de fotos, não precisamos de imagens. Mas precisamos da história de cada empresa, que é individual; assim como são únicas as histórias de vida de cada pessoa. Aqui na Pixel, o conteúdo é um item importante do briefing porque sem ele o site fica parecendo enlatado, igual a tantos outros, sem charme próprio. “Se fazemos primeiro o layout e depois colocamos o conteúdo adequado a esse layout, perdemos qualidade de navegação e oportunidade de comunicarmos coisas importantes para o público”, afirma Cristiane Matos, sócia da Pixel Desenvolvimento.
Por isso, recomendamos que, antes de ter um layout, o site seja escrito. Mas, como fazer isso? Você pode escrever sua própria história, mas se acreditar que isso pode ser muito trabalhoso ou que você não terá tempo para isso, a Pixel trabalha com uma empresa parceira especializada em produzir conteúdo, a partir de técnicas de jornalismo e de storytelling.