Publicado em

TRANSTORNOS ALIMENTARES – VAMOS ENTENDER?

transtornos alimentares

Transtornos alimentares é um tema que merece uma atenção especial.

Quando foi que a sociedade se perdeu a ponto de termos a comida como a nossa inimiga? Quando que nossos corpos começaram a ser odiados pela sua forma? Nesta compulsão fitness, corpos “perfeitos” nos dão uma distorção gigante do que é se nutrir e como levar uma vida saudável.

NOS VENDEM SAÚDE, MAS NOS DÃO ESTÉTICA E PADRONIZAÇÃO

Ai, como é difícil amar o nosso corpo! A pressão estética nos conduz a este caminho, a mídia, a medicina desumanizada, as marcas, os moldes…. tudo. E você ainda está se punindo pensando nas guloseimas do São João enquanto lê este texto, eu sei.

Imagem relacionada

Por essas e outras que é mais comum do que a gente imagina ver pessoas sofrendo com transtornos alimentares. É a amiga que para de comer (ou não consegue parar), o cara que não sai da academia e chega a tomar “bomba” para esculpir os músculos ou quem toma laxantes e até induz vômito. 

 transtorno alimentar homens


Nós aqui da BioLogicus costumamos falar bastante sobre a importância da alimentação. Assim também da prática de exercícios físicos diariamente, mas é preciso atenção: TUDO EM EXCESSO PODE VIRAR PROBLEMÁTICO! 

Esse assunto é bastante sério e talvez mais comum do que você imagina (inclusive na minha vida, sabia?). Por isso resolvi aproveitar esse espaço aqui no blog para discutir um pouquinho com vocês (espero esclarecer e ajudar) sobre o assunto. 

DICA: O exercício físico não pode se tornar uma punição para você. Não entre nessa de “comeu, tem que pagar”.  

Leia também: SER MAGRO NÃO SIGNIFICA TER SAÚDE

TRANSTORNOS ALIMENTARES

Se você se identificar em algum dos comportamentos abaixo (ou no de alguém que você gosta), recomendo procurar um especialista – médicos (nutrólogos, psiquiatras e clínicos gerais), nutricionistas, psicólogos, preparadores físicos e outros profissionais em conjunto são essenciais para recuperar a nossa saúde (física e mental). Não tenha medo, os profissionais são preparados para estarem com a gente nessa – árdua – caminhada. 

transtornos alimentares

SE LIGA: Para quem sofre com algum desses transtornos alimentares, o apoio da família e dos amigos é importante DEMAIS. Negar que existe algo errado não é um bom caminho, muito embora a falta de comunicação nesses casos pareça o padrão (muitas vezes a família também precisa de cuidados, como terapia familiar)! 

transtorno alimentar

É difícil definir o que desencadeia cada um desses transtornos alimentares. Porém, já é sabido que existe um fator social nisso tudo, por isso é tão importante a gente falar sobre o culto à padrões estéticos inalcançáveis. 

SE LIGA: Falar sobre mudança de padrões pode parecer trabalho de formiguinha, mas se começarmos a trazer esses assuntos nas nossas “bolhas sociais”, vamos desmistificando aos poucos as situações em que o “saudável” se torna problemático. 

Vamos começar a olhar para dentro e não apenas para fora? Cuidar da aparência, mas ainda mais (e principalmente!) de como a gente se sente. SE AMAR É UM ATO REVOLUCIONÁRIO!

Se identificou com os sintomas listados aqui? Procure ajuda. 

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!