Publicado em

ALIMENTOS COM AGROTÓXICOS: OS MAIS PERIGOSOS

Alimentos com agrotóxicos

Alimentos com agrotóxicos são perigosos sabiam?

Sendo assim, que tal conhecer um pouco mais sobre essa periculosidade que nos rodeia?

Vamos nessa!

Para ser saudável, recomenda-se comer 5 frutas e vegetais por dia. Mas quando comemos alguns desses alimentos, ingerimos muitas substâncias tóxicas. 

De acordo com especialistas, quase três quartos das frutas e 41% dos vegetais não orgânicos carregam traços de pesticidas quantificáveis que podem causar estragos no ecossistema, na saúde e nos agricultores.

ALIMENTOS COM AGROTÓXICOS

As frutas e vegetais sofrem bastante com a presença e concentração de diferentes resíduos de pesticidas. Estes podem ser encontrados em nossas prateleiras desde que nós comemos e também importamos de outros países. 

A lista das frutas e hortaliças mais contaminadas é determinada pela presença de diferentes resíduos de agrotóxicos e pela concentração ali encontrada.

PESTICIDAS EM NOSSOS PRATOS

Muitos poluentes são encontrados em nossos alimentos: além dos pesticidas em questão, PCB, clordecona, mercúrio, alumínio, micotoxinas, acrilamida, cádmio, enfim, podem ser encontrados em certos alimentos.

PESTICIDAS E COMIDA, QUAIS SÃO OS RISCOS?

Estudos realizados na Alemanha já haviam destacado que metade de nossas frutas e legumes continha resíduos de pesticidas e até 10% em proporções superiores aos padrões legais. Aipo, pimenta ou pêssegos também estavam entre os alimentos com agrotóxicos em maior quantidade.

Os pesticidas penetram as plantas, frutas e vegetais que os processam. É comendo alimentos processados que os consumidores estão expostos a pesticidas. Por enquanto, é difícil ter uma ideia clara sobre os riscos incorridos pelo consumidor. De fato, existem poucos estudos sobre o assunto.

ALIMENTOS COM AGROTÓXICOS EM MAIOR QUANTIDADE

MORANGO

Morango, Frutas, Red, Fundo, Dieta, Alimentos

99% das amostras testadas continham resíduos de pelo menos um pesticida. Cerca de 20% das amostras continham resíduos de 10 ou mais pesticidas. Sendo o morango o top 1 dos alimentos com agrotóxicos mais perigosos.

ESPINAFRE 

97% das amostras testadas continham resíduos de pesticidas. Por peso, as amostras de espinafre continham mais resíduos de pesticidas do que todos os outros produtos testados.

NECTARINA 

Quase 94% das amostras testadas continham resíduos de dois ou mais pesticidas. Uma das amostras continha resíduos de pesticidas.

MAÇÃ

90% das amostras testadas continham resíduos de pesticidas. Estas amostras continham uma média de 4,4 pesticidas.

Red, Maçãs, Alimentos, Vitaminas, Frutas, Apple

UVAS 

Mais de 96% das amostras testadas continham resíduos de pesticidas. Estas amostras continham, em média, 5 pesticidas.

FRUTAS E LEGUMES COM POUCO OU NENHUM RESÍDUO DE PESTICIDAS

Embora a alta contaminação dos alimentos com agrotóxicos venha ser uma preocupação para muitos, a solução não é parar de comer frutas e vegetais, mas sim diversificar aqueles que são consumidos.

Assim também, podemos procurar consumir alimentos orgânicos.

CLASSIFICAÇÃO DE CONTAMINAÇÃO

Todas as frutas e vegetais não são iguais em termos de nocividade: a multiplicação de estudos científicos tornou possível o uso de grandes amostras para determinar quais os principais alimentos com agrotóxicos.

Para começar, saiba que os vegetais que crescem no subsolo (batatas, rabanetes, etc.) são muito menos propensos a pulverização e, portanto, são menos perigosos.

Além disso, entre os mais bem classificados na lista, ou seja, os vegetais menos contaminados, também encontramos cebola, alho e alho-poró.

Por outro lado, algumas frutas e vegetais chegam tarde na classe, potencialmente carregando mais pesticidas do que outros.

Entre eles, pepinos e abobrinhas, leguminosas (ervilhas e feijões), frutas de caroço (abacate, damasco, manga), maçãs e peras, frutas cítricas, pimentões, saladas, morangos e framboesas.

Leia também: ALIMENTOS FERMENTADOS – BENEFÍCIOS

PESTICIDAS, ESTE PROGRESSO CIENTÍFICO TORNA-SE UM PERIGO PARA O HOMEM

A generalização da agricultura intensiva certamente aumentou os rendimentos e a produtividade, mas também apresenta desvantagens. Entre eles, a presença de alimentos com agrotóxicos cada vez mais frequentes em nossa alimentação.

Um pesticida é um produto químico usado pelos agricultores para evitar a deterioração ou destruição de culturas por insetos (inseticidas), fungos parasitas (fungicidas) e ervas daninhas (herbicidas).

Na ideia, isto parece ser um grande passo em frente para a agricultura. O problema é que mais e mais estudos tendem a demonstrar as ligações entre o uso desses produtos químicos e o esgotamento do solo, bem como sérios problemas de saúde em seres humanos.

ALIMENTOS COM AGROTÓXICOS

A pesquisa científica está preocupada, entre outras coisas, com a relação causal entre agrotóxicos e câncer, infertilidade e desenvolvimento fetal.

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTO!

REFERÊNCIAS:

Alimentos apresentam agrotóxicos acima do recomendado;

Quais são os piores agrotóxicos para saúde humana.