Atualizações simples podem ser feitas sem ajuda de especialistas
Seu novo site está lindo, caprichado, com o SEO em dia e novidades… desde quando? Muita gente se esquece de que depois de criar um site, ele precisa se manter atualizado constantemente, para poder ranquear na busca orgânica.
Então, não adianta fazer o trabalho de otimização de palavras uma única vez, ou, na correria do dia a dia, esquecer de incluir aquele case de sucesso que deu tanto resultado. Ou, ainda, não aproveitar as oportunidades que as datas comemorativas oferecem.
Por isso, manter um site atualizado é fundamental. Claro que dá trabalho. Principalmente pequenos empreendedores ou empresas de pequeno porte não têm pessoal disponível para isso. O tempo para realizar ações que fogem do escopo da atividade principal de uma empresa também, geralmente, é escasso.
Mas, se você acredita que tem tempo e disciplina para fazer isso sozinho, acredite: atualizar um site sozinho é possível. Basta ter conhecimento.
Neste momento, você deve estar pensando: “puxa, mas eu não sei programar”. Calma, isso tem solução. Mas, primeiro, para ajudar você nessa tarefa, fizemos uma lista dos itens que são mais importantes para manter seu site atualizado. Acompanhe:
- WordPress
Como já dissemos antes, o WordPress é um dos CMS (em português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) mais populares e versáteis do mundo. Mas ele precisa ser atualizado frequentemente. Isso evita invasões, por exemplo.
2. Plugins
Os plugins melhoram a funcionalidade dos sites, diminuem a chance de erros e outros bugs. Por isso, não se deve negligenciar este aspecto. Mantenha sempre os plugins atualizados.
3. Links quebrados
Eventualmente, um erro de digitação no momento de deletar arquivos ou páginas de um site pode gerar links quebrados. Eles podem derrubar o ranqueamento do seu site e impedir que possíveis clientes cheguem onde deveriam chegar, comprometendo a experiência de navegação. Por isso, é sempre bom verificar se está tudo certo.
4. Conteúdo
Se você tem um blog dentro do seu site, dedique tempo e atenção a atualizá-lo periodicamente. Isso contribui muito para melhorar o ranqueamento orgânico, por meio de palavras-chave.
5. Imagens
Elas são excelentes para atrair a atenção do visitante. Por isso, de vez em quando, vale a pena fazer uma troca estratégica por imagens mais recentes ou mais chamativas.
6. Produtos e serviços
Vale a pena sempre manter os produtos e serviços do seu site atualizados. Tanto para dar destaque às novidades quanto para tirar do ar algo que estrategicamente não faz mais sentido para a empresa.
7. Banners e botões
Páscoa, Dia das mães, Natal, Volta às Aulas, Dia dos namorados. Para cada negócio, existem datas comemorativas estratégicas. E, para chamar a atenção a respeito, nada melhor do que criar banners promocionais e botões específicos para impulsionar as vendas.
Agora que você já sabe o que atualizar para manter seu site em dia, deve estar se perguntando “e se eu não souber nada de programação?”. A resposta é simples: Raul Matos, sócio da Pixel Desenvolvimento, está lançando um curso on line para ensinar dicas e conceitos básicos para quem não sabe, mas quer aprender a cuidar do seu próprio site sozinho.
Imagine, aprender estando em casa, com um especialista no assunto? Mande seu e-mail para nossa lista de espera para ter condições especiais de lançamento [email protected].