Planejar as ações de cada mês é uma tarefa que rende frutos
O ano está acabando. E, nesta época, não há quem não fique reflexivo, pensando no que planejava fazer e fez (ou não). Aquelas metas que você escreveu em uma lista como se fosse um rito de passagem do ano velho para o ano novo saíram do papel? Casar, viajar, mudar de casa, começar uma atividade física. Tudo são planos que fazemos para chegar mais perto do ideal de vida que desejamos. Da mesma forma como cuidamos, com esperança e sonho da nossa vida pessoal, devemos cuidar da nossa vida profissional, certo?
Para quem é CLT, aqui entram o tão sonhado emprego, uma promoção de cargo, a expatriação para trabalhar no exterior. Já para quem tem seu próprio negócio, os desejos são um tanto diferentes: aumentar o faturamento, conquistar mais clientes, fidelizar os que já estão na carteira. “o que muita gente não percebe é que o que queremos para nossa empresa está totalmente conectado com o que queremos para o nosso site”, diz Cristiane Matos, sócia da Pixel Desenvolvimento.
Planeje o sucesso
E o momento de planejar para que o ano novo traga sucesso é agora. Cristiane sugere a criação de um calendário mensal, para definir o que será colocado no site em cada período.
Datas comemorativas, o aniversário da empresa, eventos dos quais a empresa ou os sócios vão participar. Tudo isso é notícia sobre a empresa e a marca, e atrai a atenção de todos os que se relacionam com esse universo: clientes, outros colaboradores, fornecedores, parceiros e também futuros clientes.
Ações mensais
Mas, para além disso, é interessante também planejar ações mensais para turbinar seu site, de modo a dar ao público a sensação contínua de novidade. Em janeiro, por exemplo, vale reservar um tempo para revisar todo o site e os serviços e produtos divulgados ali. Nesse momento, vale dar destaque aos produtos e serviços mais procurados na época. Uma confecção pode focar em uniformes ou em moda verão; uma confeitaria pode destacar os sorvetes.
Em fevereiro, se o seu negócio se beneficia do carnaval, este deve ser o foco. Do contrário, uma ideia é escolher novos cases, o que ajuda os clientes a conhecerem o trabalho da empresa com mais profundidade. Cases são uma excelente estratégia no site, porque geram identificação com outros clientes. A dor de um pode ser a dor de outro. E sua empresa pode resolver isso!
Em março, você pode pedir a clientes que tiveram uma experiência positiva escreverem depoimentos sobre serviços e produtos. Esta ferramenta impacta muito positivamente a experiência de navegação tanto para quem já conhece o site quanto para quem não o conhece.
Você ainda pode lançar ou relançar o blog, com assuntos de interesse do segmento. Avisar a todos dessa novidade é fundamental – tanto quanto manter o blog atualizado. Outras ações possíveis são criar expectativa para o lançamento de novos produtos ou serviços, passar a oferecer uma newsletter periódica, inaugurar ou reativar perfis nas redes sociais.
O importante é entender como a engrenagem do negócio funciona e criar uma estratégia para que quem navegue pelo seu site tenha sempre a sensação de se deparar com algo novo. Assim, você garante que o site da sua empresa terá acessos periódicos e recorrentes de uma audiência ávida por informações que a sua empresa pode fornecer.
Quanto mais e melhor você se comunicar com seu público, mais fiel ele será. E, assim maiores as chances de fazer bons negócios!