“Precisa fazer isso para o Google encontrar seu site”. Quantas vezes você já não ouviu ou leu essa frase? Claro que criar conteúdo para agradar ao algoritmo é importante. Afinal, esta é uma maneira de marcar presença no mundo virtual. Mas, pense bem: adianta agradar ao Google e não às pessoas? Afinal, quem compra seus produtos e serviços não é o algoritmo. São pessoas. Clientes são pessoas.
Por isso, por mais importante que seja manter um SEO (otimização de engenharia de busca) em dia, é igualmente importante (ou, até mesmo, mais importante) falar com as pessoas que se tornarão seus clientes, que irão consumir seus produtos ou serviços e recomendá-los para outras pessoas.
Foi pensando nisso que a Pixel Desenvolvimento passou a usar o slogan “Desenvolvimento focado em pessoas”. “Há uma onda muito forte de desenvolver sites pensando em buscadores, na indexação. As pessoas procuram agradar muito a máquina e esquecem que quem vai consumir são as pessoas”, pondera Cristiane Matos, sócia da Pixel Desenvolvimento.
Ela explica que não adianta um site ser indexado de maneira excelente se as pessoas que navegam no site não têm uma boa experiência de navegação. “É preciso que, quando o usuário navegue, ele se identifique com o conteúdo; que a navegação esteja focada para ele”, afirma. Segundo Cristiane, a estratégia da Pixel é tornar um site tão relevante para as pessoas que ele consiga se destacar no Google, de maneira orgânica.
No fim das contas, quando uma empresa cria um site pensando em seus clientes, o algoritmo se vê “obrigado” a reconhecer a relevância daquele site, já que ele se torna um sucesso entre os usuários. Ao passo que o oposto nem sempre acontece – e, nesse caso, para se manter no “topo”, muitas vezes é preciso lançar mão de estratégias de patrocínio. Por isso, se você ainda está em dúvida sobre se falar com pessoas pode ser mais eficiente que falar com máquinas, confira a seguir três motivos para criar um site para seus clientes e futuros clientes:
- Máquinas não gastam dinheiro
Quem compra de sua empresa são pessoas, não máquinas. E como o objetivo de qualquer negócio é agradar o cliente em primeiro lugar, a necessidade das pessoas deve ganhar mais atenção que as imposições das máquinas para fazer seu site ter sucesso
- Relacionamento com cliente
Mesmo que uma pessoa não compre seu produto ou serviço em um determinado momento, se seu site oferecer a ela uma experiência incrível, certamente ela vai se lembrar disso no futuro. E, assim, poderá voltar a consumir ou mesmo recomendar seus produtos ou serviços a outras pessoas. Fidelizar clientes e trazer novos é fundamental para que o negócio continue em uma trajetória próspera
- Quem navega no seu site são pessoas
De nada adianta cumprir parâmetros rígidos de obediência a regras e normas para “fazer o algoritmo feliz”. Criar um site apenas para atender às exigências das máquinas pode ser uma armadilha. Afinal, uma experiência de navegação ruim pode colocar tudo a perder para seu cliente
E você? Prefere trazer clientes reais ou apenas satisfazer as exigências das máquinas?
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