Recentemente, se você navegou em algum site de notícias pelo celular, deve ter visto um aviso perguntando: “Quer adicionar este site ao menu rápido ou atalho?”. Isto é o Web App. Não é um aplicativo, nem um site responsivo. É um híbrido entre ambas as coisas, porque combina recursos de navegadores, mas se comporta como um aplicativo. Só que você não precisa acessar Play ou App Store para baixá-lo.
Seria, então, o melhor dos dois mundos? “A maior vantagem dele é criar um acesso rápido, dentro do celular, e visualmente tem a aparência de aplicativo para o usuário”, afirma Cristiane Matos, sócia da Pixel Desenvolvimento. Por isso, a Pixel já está oferecendo para seus clientes o Web App como mais um serviço nos novos sites que desenvolve.
Mais econômico
O Web App tem a vantagem de ser financeiramente acessível a empresas de todos os portes, pois sua programação é simples. “Tecnicamente, fazemos uma adequação do site para que ele se torne um Web App; não é preciso criar um aplicativo do zero. Nós espelhamos o site no Web App e o adequamos ao mobile, em uma versão específica, com as principais funcionalidades (abertura direta do gerenciador de email ou agenda, por exemplo). Isso faz com que ele seja mais barato que desenvolver um aplicativo comum”, explica Cristiane.
“Empresas que têm interesse que seus clientes voltem sempre aos seus sites são as mais beneficiadas pelo Web App”, afirma ela. Isso inclui sites que mantêm um blog atualizado ou sites com área de cliente, com informações úteis e que precisam ser atualizadas com frequência, por exemplo. Afinal, o Web App oferece a possibilidade de criar um “atalho”, um acesso rápido ao usuário, como se fosse um aplicativo comum.
Site que é aplicativo?
O Web App é um site que se comporta como aplicativo. Ele é responsivo (ou seja, o layout se adapta para ser mostrado da melhor forma em smartphones, tablets ou computadores), não ocupa espaço na memória do telefone móvel e se adapta a diversas plataformas. Entretanto, não pode ser utilizado no modo offline.
Outra vantagem do Web App é ele funciona em qualquer navegador, é compartilhável por URL e parece visualmente com um aplicativo, o que o torna mais amigável mesmo para os usuários menos experientes.
Do ponto de vista tecnológico, também há muitas vantagens. Ele é seguro (HTTPS), está sempre atualizado (service worker) e é encontrável por mecanismos de busca, como um site comum. Esta modalidade também permite o acesso a outros aplicativos que estão no smartphone dentro do Web App. E, ao Web App, ainda podem ser aplicados recursos de acessibilidade, com todos os benefícios que isso oferece. “É uma tecnologia bem nova, algo que poucas empresas ainda oferecem ao mercado, mas temos certeza de que muitas empresas podem se beneficiar disso”, finaliza Cristiane.
Quer saber mais? Entre em contato com a gente!