Priorizar funções é fundamental para um projeto de sucesso
Quando uma marca decide que é hora de ter um site, significa que ela tomou uma decisão importante: tornar-se uma “realidade” para a internet, passar a existir para o mundo. Quando uma empresa decide renovar seu site, entende que algo mudou e que essa mudança é tão importante que merece ser comunicada ao público. Por isso, ter um novo site significa um marco relevante para qualquer empresa.
Mas, é nesse momento que surgem as dúvidas: qual deve ser esse conteúdo? Quais cores e que modelo ele terá? Qual “cara” terá sua empresa na web? Existem muitas possibilidades sobre o que se espera de um site: ser bonito; ter efeitos visuais; ser otimizado para buscadores; ser mobile (adequado para smartphones); ser acessível; usar tecnologia de ponta; ter conteúdo em várias línguas.
“Quando na Pixel Desenvolvimento apresentamos todas essas possibilidades para os clientes, em geral, eles dizem que querem que o site tenha tudo isso ao mesmo tempo”, diz Cristiane Matos, sócia da Pixel Desenvolvimento. Mas, para decepção de muitos, a resposta é quase sempre a mesma: ter tudo é impossível. Cristiane exemplifica: “Se você quer um site cheio de efeitos visuais e movimento, provavelmente não será possível ter um site com acessibilidade. Algumas funcionalidades impedem que outras existam ao mesmo tempo”.
Escolhendo as prioridades
Para que cada empresa possa priorizar os elementos mais importantes no site a ser criado, Cristiane sugere pensar no objetivo principal de cada site. É a partir disso que será possível decidir o que deve ser incluído ou excluído de cada projeto. Para entender do que não se pode abrir mão, afirma Cristiane, é preciso primeiro definir as prioridades que devem ser atendidas. A seguir, ela indica alguns objetivos possíveis e como atingi-los:
Trazer mais pessoas para o site
Priorize a otimização nos sistemas de busca, o chamado SEO (Search Engine Optimization).
Ter um site fácil e bom de navegabilidade
O ponto forte deve ser a tecnologia de ponta e, fundamentalmente, criar um site que seja adaptado aos smartphones.
Ter um site acessível
Para atrair o público PCD, é preciso estar atento a diversos detalhes: alternância de cores e tamanho de fonte são importantes aspectos para quem tem baixa visão, por exemplo.
A Pixel tem parceiros que podem ajudar o cliente a definir essas prioridades, inclusive quando o assunto são sites acessíveis. Para qualquer projeto, conte com a Pixel!