Pixel DesenvolvimentoPixel Desenvolvimento

  • Home
  • A Pixel
  • Serviços
  • Portfólio
  • Aluguel de Site
  • Clientes
  • Pixel News
  • Contato
Orçamento por WhatsApp Orçamento por WhatsApp

Briefing: o primeiro passo para um projeto de sucesso

by Pixel Desenvolvimento / terça-feira, 05 05America/Sao_Paulo abril 05America/Sao_Paulo 2022 / Published in Pixel News

Quando um cliente chega aqui na Pixel Desenvolvimento precisando de um site, de um aplicativo ou de um sistema personalizado, muitas vezes ele não sabe, mas a participação dele no projeto será fundamental para um resultado de sucesso. Isso quer dizer que, aqui, todo projeto é cocriado a partir das necessidades e expectativas do cliente e da maneira como nossa equipe traduz criativa e tecnicamente esses anseios. E você sabe como é que a gente sabe “o que o cliente quer”? Não é adivinhação, não é opinião, não é “achismo”. É briefing.

Essa palavra pode assustar um pouco porque não tem tradução em português. Em inglês, “to brief” significa “resumir”. Mas briefing está longe de ser um resumo. Briefing tem mais a ver com explicação e detalhamento.

Aqui na Pixel costumamos dizer que o briefing é a diretriz para todo o projeto, aquilo que valida todo o processo. Um briefing bem feito coloca o projeto mais perto de uma conclusão de sucesso. E, como ele é a primeira coisa a ser feita quando um projeto começa, podemos dizer que é no primeiro passo que começamos o caminho para a satisfação do cliente. Mas, isso não é apenas “opinião” da equipe Pixel.

Tenha seu site sem preocupação!

Você sabia que com o Aluguel de Site você pode ter um site profissional pagando pouco e sem dor de cabeça? Amplie sua presença online, conquiste mais clientes e ganhe mais tempo para focar no seu negócio.

Saiba como ter seu site agora mesmo!

Saiba mais

Arquitetura

“Um briefing bem feito reduz o retrabalho e, ao longo do projeto, restam apenas ajustes pontuais”, afirma Daiane Santana de Oliveira, arquiteta da Tríade Arquitetura e Urbanismo. Ela criou um projeto residencial para Cristiane Matos, sócia da Pixel Desenvolvimento. “No processo de reformar e decorar o imóvel, estando no lugar de cliente, me dei conta ainda mais da importância do briefing. A Daiane foi certeira nas perguntas; eu procurei responder tudo de maneira completa e no fim o projeto ficou exatamente como eu queria”, explica Cristiane.

“Na Tríade temos um briefing padrão e o readequamos de acordo com cada cliente. Precisamos entender os hábitos das pessoas, do que ela gosta ou não, que cores ela prefere, que orçamento ela tem. Por isso mandamos um briefing eletrônico, com perguntas que o cliente precisa responder em três dias, e só a partir dele nós iniciamos o trabalho”, elenca Daiane.  

Para a arquiteta, o briefing dá a possibilidade de fazer um projeto mais assertivo. “Quando o cliente responde tudo, é possível acertar mais e dar mais satisfação a ele quando o projeto é concluído”, explica.  

Já na Pixel, é o briefing que fornece as informações para elaborar a arquitetura dos sites e aplicativos desenvolvidos. Mas o processo é um pouco diferente. “Quando o cliente fecha conosco, fazemos uma primeira reunião, que é a reunião de briefing. Na verdade, é um bate-papo informal sobre a empresa dele, sobre como é o dia a dia, sobre a visão que o próprio cliente tem sobre seu negócio. Conforme ele fala sobre aquilo que conhece como ninguém – seu negócio – nós vamos extraindo informações que serão importantes para o projeto”, conta Cristiane.

Jogo de tabuleiro colaborativo

Na Pixel Desenvolvimento todas as etapas do processo são automatizadas. Por isso, o cliente pode acompanhar cada processo a partir de um sistema que compartilha informações. Mas a tecnologia é apenas um atalho, porque tudo é feito de maneira personalizada. “Não abrimos mão de conversar, entender e, então, usar técnicas de storytelling para traduzir visualmente tudo o que o cliente nos disse em palavras. Com isso, investigamos a linguagem e o estilo a partir do sentimento que o cliente coloca na nossa conversa”, explica Cristiane.

Mas, se um briefing bem feito garante um projeto de sucesso, por que nem sempre isso acontece? Cristiane explica que, muitas vezes, um cliente se espelha tanto no trabalho de um concorrente que, ao invés de apenas se inspirar nele, deseja ser como o concorrente. Assim, ele corre o risco de inconscientemente oferecer informações que são aquilo que ele deseja ser, em vez do que aquilo que ele é, de fato.

Outra razão é a falta de um material prévio, com conteúdo de texto sobre a empresa. Isso ajuda a dar uma noção mais exata dos objetivos da empresa. Cumprir os prazos é fundamental, afinal o projeto depende não apenas do contratado, mas também do contratante. “montar um briefing é um jogo de tabuleiro que depende de ambas as partes”, resume Cristiane.

E, para que os projetos sejam cocriados com sucesso, esse jogo precisa ser colaborativo, de forma que todos possam cooperar ativamente na construção de algo que satisfaça tanto o contratante quanto o contratado. 

Confira o que preparamos para você a seguir

Crie um personagem para sua marca
O que é Manual da Marca?
Novidades na Pixel

Posts Recentes

  • Por que investir em um site profissional pode transformar seu negócio?

    No mundo digital em que vivemos, ter um site pr...
  • Posso atualizar meu site sozinho?

    Atualizações simples podem ser feitas sem ajuda...

Categorias

  • A Pixel indica
  • O que acontece na internet
  • Orgulho do mês
  • Pixel News
  • Seja bem vindo

Inscreva-se na pixel news!

    Nós não vamos te mandar spam (prometemos!).

    Entre em contato!

      [email protected]

      11 98925-5139
      Departamento Comercial (Cristiane Matos)

      11 3477-0522
      Administrativo e financeiro

      •  

      CNPJ: 10.508.236/0001-97 | Pixel Desenvolvimento LTDA.

      Política de Privacidade

      TOP

      Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação em nosso site e, ao utilizá-lo você concorda com a nossa política de cookies. Acesse nossa Política de Privacidade para saber claramente o que é feito e como é feito. Caso você concorde, clique em "Aceito". Caso não concorde, clique em "Não aceito".
      Não AceitoAceito
      Manage consent

      Privacy Overview

      This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
      Necessary
      Sempre ativado
      Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
      CookieDuraçãoDescrição
      cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
      cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
      cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
      cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
      cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
      viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
      Functional
      Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
      Performance
      Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
      Analytics
      Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
      Advertisement
      Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
      Others
      Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
      SALVAR E ACEITAR