A Pixel Desenvolvimento mostra como é o passo-a-passo para abrir uma loja virtual
Hoje em dia, tudo se pode comprar pela internet: alimentos, roupas, cosméticos, acessórios, livros, papelaria, produtos para animais de estimação e até uma cidade inteira. Por isso, ter uma loja virtual é uma das estratégias mais interessantes para quem quer fazer do comércio, um negócio. Mas, por onde começar uma loja virtual?
Esta é uma dúvida de muita gente e, por isso, trazemos um passo-a-passo de como começar uma loja virtual, de forma simples, objetiva e sem complicação.
Antes de começar, no entanto, é importante lembrar que uma loja virtual é uma empresa como qualquer outra no modelo tradicional. Ou seja, o ideal é que, antes de abrir a loja, você escolha o nicho de mercado, estabeleça sua estratégia de negócios, faça um estudo de mercado e da concorrência, analise os custos, defina público-alvo, mix de produtos (ou serviços), tenha fornecedores confiáveis, faça a precificação de cada produto ou serviço e estruture a logística do negócio.
Aqui, vale destacar a importância de estar atento a questões como branding, identidade visual, slogan e logotipo. Tudo isso fará com que sua loja virtual tenha uma identidade facilmente reconhecível pelo público, o que se traduz em mais autoridade e em melhor reputação.
Uma das únicas diferenças é que, para abrir uma loja virtual, não é necessário ter CNPJ ativo: pessoas com CPF podem começar esse tipo de negócio também. Com modelo e plano de negócios definidos, é hora de começar sua loja virtual:
- Encontre a plataforma ideal
Existem basicamente dois modelos para abrir uma loja virtual: um site ou uma plataforma de e-commerce. Essa escolha vai depender de qual funcionalidades você deseja ter na sua loja virtual, do nível de personalização e da robustez necessária em cada caso.
Para tomar uma decisão mais acertada, é fundamental ter o suporte de especialistas, que vão orientar caso a caso qual a melhor opção em termos de layout, funcionalidades e navegabilidade: cores, fontes, tecnologia e certificados de segurança e integração com outras ferramentas são alguns dos aspectos a serem levados em conta.
- Registre seu domínio e escolha seu servidor
O nome da sua loja deve ser memorável, simples e curto para que o domínio seja de fácil acesso para o público. Nomes estrangeiros, por exemplo, podem ser difíceis de digitar e levar os consumidores a outros sites. Para além do registro do domínio, considere registrar sua marca, para que ninguém mais a utilize.
Já o servidor é o local (virtual) onde sua loja ficará hospedada enquanto ela existir. Por isso, deve ser confiável e com boa disponibilidade de armazenamento, para que o tráfego seja melhor (isto impacta a experiência do usuário).
- Cadastre os produtos
Parece simples e óbvio, mas este passo requer muita atenção. Invista em fotos de qualidade, imagens que chamem a atenção para cada produto ou serviço comercializado.
É fundamental também criar descrições de produtos ou serviços que despertem a imaginação e o desejo do consumidor. Para escrever cada descrição, pense: quais são as características mais importantes deste produto? Uma blusa, por exemplo, pode ser confortável, elegante ou discreta.
- Capriche no SEO
A otimização para mecanismos de busca é uma técnica que vai levar sua loja virtual a se destacar nessas ferramentas (como Google e Bing). Por isso, não basta escrever um texto bonito, é fundamental escrevê-lo com as palavras certas, ligando elementos técnicos que ajudem as ferramentas a “encontrar” os produtos de sua loja virtual.
Um SEO bem-feito pode ajudar sua loja a ter um ranqueamento excelente. Aqui também é fundamental ter o suporte de especialistas tanto em texto quanto em tecnologia.
- Escolha os meios de pagamento
Oferecer as opções certas para que o público realize os pagamentos é fundamental para o sucesso da sua loja virtual. Para alguns públicos (e a depender do tíquete médio), PIX é mais atrativo que cartão de crédito. Para outros, acontece o inverso. Por isso, o ideal é oferecer alternativas que façam sentido.
Os gateways de pagamento disponíveis no mercado oferecem segurança nas transações, tanto para clientes quanto para empresas, pois ligam sua loja virtual às instituições financeiras com confidencialidade, protegendo os dados contra fraudes e roubos.
Este passo-a-passo é muito importante para estabelecer sua loja virtual. Por isso, é bom lembrar, contar com especialistas para cada etapa é fundamental para que o projeto tenha êxito. A Pixel Desenvolvimento conta com uma equipe especializada para oferecer todo o suporte necessário para que sua loja virtual atinja o sucesso.